(11) 98160-6974

8 tratamentos não cirúrgicos para a coluna vertebral

Postado: 16 de agosto de 2023

Por ser o método mais invasivo e delicado, a cirurgia costuma ser um dos últimos recursos para tratar problemas nas costas. Antes dessa opção, existem vários tratamentos não cirúrgicos disponíveis, que merecem ser considerados. A escolha depende do diagnóstico e da sua gravidade.

Conheça aqui alguns tratamentos não cirúrgicos comuns para problemas relacionados à coluna.

8 tratamentos não cirúrgicos para a coluna vertebral
Existem vários tratamentos não cirúrgicos disponíveis, que merecem ser considerados. A escolha depende do diagnóstico e da sua gravidade.

Navegue pela matéria:

1.  Fisioterapia

A fisioterapia envolve exercícios, alongamentos e técnicas manuais para melhorar a força, flexibilidade e a mobilidade da coluna vertebral. As sessões regulares podem ajudar a aliviar as dores, reduzir a inflamação e, até mesmo, promover a reabilitação.

2.  Medicamentos para a dor

A depender do quadro, analgésicos, anti-inflamatórios e outros medicamentos prescritos pelo ortopedista podem ser usados para controlar a dor e reduzir a inflamação local. Eles funcionam melhor quando a dor é aguda – e não crônica.

Em paralelo, o paciente deverá se informar sobre como evitar o problema que causou a dor.

3.  Terapias térmicas – frio ou calor

A aplicação de calor ou frio na área dolorida pode ajudar a reduzir a inflamação e, consequentemente, a tratar a dor.

Normalmente, compressas frias são aplicadas na fase aguda de uma lesão, enquanto as quentes podem ser calmantes para condições crônicas.

4.  Injeções epidurais de esteroides

Essas injeções administram esteroides anti-inflamatórios diretamente no espaço pendural ao redor dos nervos espinhais da coluna. Eles podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor e o desconforto, agindo diretamente no foco do problema. Dependendo do quadro, mais que uma injeção pode ser necessária.

5.  Órteses

Em certos casos, usar uma cinta específica ou um suporte para as costas pode ajudar significativamente. Sua função é estabilizar e fornecer suporte adicional às costas. Esses aparelhos são projetados para limitar certos movimentos, reduzir a tensão na área afetada e promover a cicatrização.

6.  Quiropraxia

Essa é uma especialidade da área da saúde. Após uma avaliação anatômica, os quiropratas usam ajustes manuais e manipulações da coluna vertebral para melhorar o alinhamento da coluna e aliviar a dor.

7.  Acupuntura

Esta terapia tradicional chinesa envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular a recuperação fisiológica, o relaxamento e o alívio da dor.

8.  Modificações no estilo de vida

Na maioria dos casos, ao fazer mudanças nos hábitos diários, o paciente estará agindo diretamente na causa das suas dores nas costas.

Manter um peso saudável, melhorar a postura para se sentar e para caminhar, evitar o abuso de celular (devido à curvatura do pescoço) e se privar de movimentos que pioram os sintomas pode afetar significativamente a saúde da coluna.

Além disso, é importante seguir um protocolo de treinamento que envolva exercícios de fortalecimento, mobilidade e flexibilidade. O suporte profissional é indispensável.

É importante saber que os tratamentos não cirúrgicos nem sempre substituem a cirurgia, principalmente em casos de problemas graves da coluna ou quando as abordagens conservadoras não fornecem alívio suficiente. Procure um médico ortopedista para te orientar de maneira individualizada.

Redigido por MarketMed – Consultoria e Marketing Médico

Publicado por: drfabiovieira

151 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo