(11) 98160-6974

Qual a relação entre estresse e saúde da coluna?

Postado: 13 de setembro de 2022

Você sabia que a relação entre o estresse e a saúde da coluna pode representar uma grande ameaça para sua cervical? Esse fato tem despertado um alerta entre os especialistas da área, devido ao aumento no número de queixas de pacientes com dores na coluna e um forte agravante: a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que aponta que cerca de 90% da população mundial sofra com sintomas decorrentes de episódios frequentes de estresse.

A estreita relação entre o estresse e saúde da coluna é desencadeada pela tensão nos músculos, provocada pela ação de hormônios liberados por esse transtorno emocional e que aumentam a percepção da dor. Com isso, há um impacto direto na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, causando ainda mais desconforto e sofrimento.

Entenda por que o estresse pode gerar dores na coluna cervical e como prevenir o surgimento desses episódios.

Qual a relação entre estresse e saúde da coluna?
O estresse promove descarga de adrenalina com contrações musculares gerando maior tensão na coluna, além de gerar um aumento na insatisfação pessoal com amplificação dos problemas

Nesse artigo você encontra:

Por que o estresse pode causar dores na coluna cervical?

Hoje em dia, é um fato que o estresse afeta diretamente o comportamento muscular da coluna. Nós, especialistas da área, chamamos esse quadro de “tensões mecânicas”, que surgem a partir de contrações musculares intensas na região da coluna cervical.

O efeito é um quadro de dores crônicas e espasmo muscular, devido à redução da circulação sanguínea e de oxigenação para os tecidos. Assim sendo, é necessária intervenção médica à base de medicamentos e sessões de fisioterapia.

Como prevenir as doenças da coluna causadas pelo estresse?

O primeiro passo para prevenir quadros graves de dores na coluna é romper com o círculo vicioso gerado pelo estresse. Como costuma causar tensão muscular, é comum que a pessoa acometida se sinta mais incomodada durante o dia, o que acaba por gerar ainda mais estresse.

Por isso, evitar situações estressantes no dia a dia pode aliviar, e muito, as dores e prevenir o surgimento de novos episódios.

Além disso, manter uma rotina de atividades físicas permite fortalecer os músculos, respirar melhor e aumentar a produção corporal de endorfinas, que são substâncias responsáveis por amenizar a dor e garantir o bom humor.

Assim sendo, caso sofra com sintomas de dor nas costas e vive sob a condição do estresse, não hesite em procurar um ortopedista especializado em coluna para melhorar a sua qualidade de vida. Acredite: a detecção precoce deste problema faz muita diferença no resultado positivo dos tratamentos médicos.

Publicado por: drfabiovieira

744 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo