Entenda e aprenda a prevenir a temida dor no nervo ciático
Postado: 6 de abril de 2023
Postado: 6 de abril de 2023
O nervo mais longo do corpo é o nervo ciático, que percorre a parte inferior das costas e se ramifica por trás de cada perna.
Quando há muita pressão no nervo ciático (geralmente decorrente de uma hérnia de disco ou esporão ósseo), fortes dores sinalizam o problema em qualquer região ao longo do trajeto do nervo – incluindo quadris e nádegas.
O quadro também pode causar fraqueza muscular, dormência e uma sensação desconfortável de formigamento nos membros inferiores. Região lombar, pés e dedos dos pés também são acometidos.
Para muitas pessoas, o incômodo é tão grande que limita as atividades do dia a dia, exigindo trocas constantes de posição.
Navegue pela matéria:
Como dito anteriormente, a dor ciática costuma ser justificada por hérnias e esporões ósseos.
De acordo com o Ministério da Saúde, esses diagnósticos estão associados a um ou mais dos tópicos a seguir:
Além destes, carregar ou levantar muito peso nas tarefas do dia a dia (profissionais ou domésticas) também pode comprometer a saúde do sistema muscular que sustenta a coluna vertebral, favorecendo o aparecimento de hérnias discais.
1. Manter um estilo de vida saudável
Uma alimentação equilibrada, nutritiva e adequada às suas necessidades, associada à prática regular e bem orientada de exercícios físicos sem dúvidas são práticas bem vindas para a integridade do seu ciático!
No entanto, além de te ajudar a se manter dentro do peso adequado à sua altura, ambos ajudarão a construir músculos fortes, capazes de proteger a coluna e o nervo.
2. Cuidar da ergonomia do local de trabalho
Passar muitas horas sentado na mesma posição pode favorecer a compressão do nervo ciático, ocasionando inflamação e, como consequência, as temidas dores.
Programe-se para levantar por 5 a 10 minutos para cada hora que passa sentado. Dessa forma, vale fazer uma pequena caminhada, alongar-se ou até mesmo aproveitar para ir ao banheiro!
Além disso, certifique-se de que sua mesa e cadeira estão ergonomicamente adequadas para o seu corpo. O assento deve ser confortável e permitir a postura ereta das costas.
3. Investir em educação postural
Peça ao seu ortopedista orientações sobre a postura ideal para andar, praticar esportes, trabalhar e agachar para pegar algo do chão.
Portanto, obtendo esse conhecimento, se policie para manter a postura adequada.
Exercícios de alongamento, yoga e fisioterapia poderão te ajudar muito nessa tarefa!
Apesar de todos os esforços para prevenir ou autogerenciar a dor ciática, algumas pessoas podem não escapar dos tratamentos adicionais.
As possibilidades incluem medicamentos para dor (como opioides), terapias manuais, fisioterapia e injeções de esteroides. Sendo assim, em casos mais avançados, a cirurgia se faz necessária.
Publicado por: drfabiovieira
210 Visualizações
Deixe um comentário