Endoscopia da coluna: o que é e como funciona
Postado: 16 de março de 2022
Postado: 16 de março de 2022
Assim como utilizada em outras regiões do corpo, a endoscopia é uma intervenção cirúrgica, minimamente invasiva, amplamente utilizada para tratamentos da coluna vertebral. Trata-se de procedimento capaz de tratar, com precisão, diversas patologias da coluna com uma imagem magnificada por vídeo.
Por ser uma técnica menos agressiva ao corpo, a endoscopia da coluna oferece muitas vantagens e benefícios aos pacientes, em relação à cirurgia convencional, além de apresentar resultados clínicos semelhantes. Entenda o que é a endoscopia de coluna, para quem ela é indicada e quais são os seus principais benefícios.
O que é a endoscopia da coluna?
A endoscopia da coluna é uma técnica cirúrgica, minimamente invasiva, para visualizar o ponto exato de instalação da doença. O procedimento ocorre por meio de um endoscópio – pequeno tubo de metal, com uma câmera e luz na extremidade, que permite a ampla visão por imagens.
A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica moderna, usada no tratamento de hérnias de disco e compressões neurológicas na coluna, permitindo que o paciente se recupere rapidamente, em comparação às cirurgias tradicionais realizadas para tratar problemas na coluna vertebral.
Como ocorre a endoscopia da coluna?
A técnica da endoscopia da coluna ocorre por meio de uma microcâmera e com o auxílio de pequenos instrumentos cirúrgicos, com mínima incisão na coluna do paciente. Dessa forma, o cirurgião responsável consegue ter uma ampla visualização das estruturas anatômicas, além de poder realizar a infusão contínua de soro fisiológico, que ajuda a prevenir possíveis sangramentos.
Quem pode realizar a cirurgia endoscópica da coluna?
A cirurgia na coluna, com o uso da endoscopia, é indicada para pacientes que não apresentaram bom resultado com tratamento conservador e que apresentam acometimentos na coluna vertebral, tais como hérnias de disco lombar e cervical, estenoses do canal vertebral, estenose foraminal e cistos facetários.
Benefícios desse procedimento
· Pequena incisão necessária para o procedimento;
· Menor trauma na pele, músculos e tecidos moles;
· Menor perda de sangue;
· Rápida recuperação do paciente em comparação aos métodos tradicionais;
· Menor tempo de cirurgia;
· Alta hospitalar após algumas horas da cirurgia.
Caso você sofra com dores nas costas, procure orientações de um especialista em coluna e nunca se automedique. O diagnóstico precoce é fundamental para que seja possível escolher técnicas menos invasivas e que garantam a melhoria nas condições de saúde dos pacientes.
Publicado por: drfabiovieira
667 Visualizações
Deixe um comentário