Você sabe para que serve a infiltração na coluna?
Postado: 30 de março de 2022
Postado: 30 de março de 2022
A infiltração na coluna é um importante tratamento, minimamente invasivo, capaz de oferecer uma melhora rápida da dor e da inflamação na região. Também conhecida como bloqueio anestésico na coluna, trata-se de uma técnica indicada para tratar condições que acometem a articulação e estruturas neurológicas da coluna, como a hérnia de disco e artrose facetária.
Entenda para que serve a infiltração na coluna, quais são os benefícios desse tipo de tratamento e como a técnica é realizada.
Para que serve a infiltração na coluna?
A infiltração na coluna tem como objetivo reduzir a dor e ajudar a melhorar o bom funcionamento da região. O procedimento serve para diminuir o processo inflamatório local, mas também pode ser usado para se obter o diagnóstico preciso da origem da dor, para os casos em que exista a necessidade de outras formas de intervenção para o tratamento, como a rizotomia por radio frequência ou cirurgia.
Principais problemas que causam dores na coluna vertebral
· Distúrbios das facetas articulares: articulações ou juntas entre as vértebras;
· Distúrbios do disco intervertebral: amortecedores entre as vértebras;
· Distúrbios neurológicos: raízes e nervos que saem da coluna.
Como a infiltração na coluna é realizada?
A infiltração na coluna ocorre em ambiente hospitalar, sendo feita através de cânulas (agulhas) e com auxílio de aparelhos de imagem de alta tecnologia (radioscopia), para identificar o ponto exato da origem da dor. O paciente deve permanecer em posição horizontal, deitado de bruços e receberá uma sedação leve, que será monitorada pelo anestesista.
Os medicamentos necessários variam de acordo com a condição do paciente, sendo utilizadas medicações como corticoides e anestésicos. O anestésico tem a finalidade de causar alívio da dor na fase aguda, enquanto o corticoide tem ação anti-inflamatória em longo prazo.
Este método pode ser executado em pontos específicos da coluna, a fim de promover a quebra da dor e do processo inflamatório, comuns em pacientes com hérnias de disco, cistos, artroses, estenoses, dentre outros.
É preciso chegar ao hospital com antecedência de duas horas para realizar a internação. O procedimento é rápido, com duração de 30 a 60 minutos e, geralmente, com alta logo após o procedimento.
Benefícios da infiltração na coluna
· Melhora da dor e do quadro clínico do paciente;
· Evita a intervenção cirúrgica em muitos casos;
· Baixo nível de agressão ao corpo;
· Rápido retorno às atividades rotineiras e exercícios físicos.
Fique atento: Caso você sinta dores frequentes na coluna, não deixe de procurar ajuda de um médico especializado em coluna. Em muitos casos, o tratamento conservador, com terapias de reabilitação e medicamentos, consegue resolver o problema com eficácia. Porém, em situações mais complicadas, é preciso intervir com outros tipos de procedimentos. Portanto, quanto mais cedo buscar assistência médica, maiores serão as chances de sucesso no tratamento indicado.
Publicado por: drfabiovieira
147 Visualizações
Deixe um comentário