Artrose na coluna: como prevenir e tratar
Postado: 21 de janeiro de 2022
Postado: 21 de janeiro de 2022
A artrose na coluna, também conhecida como osteoartrite, representa o maior número de queixas nas consultas em ambulatórios relacionados à saúde ortopédica, sendo responsável por grande parte dos afastamentos do trabalho por problemas de saúde.
Trata-se de uma lesão proveniente do desgaste das cartilagens que circundam as articulações, processo muito comum no envelhecimento delas, fazendo com que os ossos fiquem em contato direto uns com os outros, ocasionando a lesão óssea.
A degeneração da cartilagem pode ser muito dolorosa e causar diversos prejuízos à saúde e à vida das pessoas, dificultando os movimentos de parte do corpo. Entenda aqui quais são as causas da artrose na coluna, seus sintomas, formas de tratamento e possibilidades de prevenção a partir de medidas simples no dia a dia.
Quais as causas da artrose na coluna?
A artrose da coluna pode ser causada por muitos fatores, tais como excesso de peso, esforço repetitivo, má postura, obesidade ou sobrepeso, alimentação inadequada, tabagismo, traumas, doenças reumatológicas e até mesmo aspectos genéticos. Sabemos que o envelhecimento está entre as principais causas da doença, devido ao desgaste provocado com o passar dos anos, mas pessoas mais jovens também podem desenvolver a condição e terem sua qualidade de vida prejudicada pelas limitações e dores crônicas oriundas das inflamações nas articulações da coluna.
Conheça os sintomas mais comuns da artrose na coluna
Como são realizados os tratamentos para a artrose na coluna?
Mesmo sendo uma condição degenerativa, existem vários tipos de tratamentos para a artrose na coluna, que buscam minimizar os sintomas e impedir a evolução do desgaste na região. Por ser uma região delicada do corpo, a forma determinada para cuidar do paciente dependerá de cada caso, após uma minuciosa avaliação do especialista.
De forma geral, podem ser indicados os seguintes tipos de tratamento: uso de medicamentos, fisioterapia, correção ortopédica, exercícios físicos, dieta adequada, procedimentos minimamente invasivos e bloqueio facetário. Para os casos mais graves, é indicada a cirurgia.
Os procedimentos minimamente invasivos geralmente são determinados para os pacientes com dor crônica, que estão impossibilitados de seguir o processo de reabilitação com exercícios. Já o procedimento bloqueio facetário permite que o médico execute o tratamento sem o uso de anestesia, por meio de agulhas conduzidas por monitoramento de imagem até o interior da articulação da coluna para injetar a medicação na região exata da dor.
Outro procedimento que pode ser recomendado é a rizotomia ou denervação por radiofrequência, utilizada comumente para eliminar a dor causada pela artrose na coluna e permitir que o paciente recupere sua habilidade para as atividades do dia a dia.
É possível prevenir a artrose na coluna?
A prevenção sempre é melhor que o tratamento e com medidas simples de autocuidado podemos perfeitamente evitar o aparecimento dos sintomas. Por se tratar de uma doença degenerativa própria do processo de envelhecimento do corpo, a forma de evitá-la é tentar impedir o surgimento das dores, investindo em atividades físicas regulares e com supervisão, e a um estilo de vida mais saudável. É importante lembrar que os exercícios físicos devem ser adequados a sua condição física e, por isso, precisam ser corretamente realizados.
Além disso, cuidar da alimentação e da postura no dia a dia são hábitos que devem ser mantidos por toda a vida, de forma a não sobrecarregar a coluna e outras partes do corpo e como estratégia para se manter dentro do peso ideal, evitando assim que o processo inflamatório venha a se tornar crônico e melhorando a qualidade de vida.
Publicado por: drfabiovieira
199 Visualizações
Deixe um comentário