(11) 98160-6974

“Bico de Papagaio”: o que é e como tratar

Postado: 28 de junho de 2022

Você já ouviu falar em “bico de papagaio” na coluna? Esse termo se refere ao crescimento anormal de tecido ósseo em torno das articulações das vértebras, comprometendo a função de “amortecedor” entre que o disco intervertebral tem.

A doença é chamada, no meio científico, de osteofitose, mas ganhou a denominação de bico-de-papagaio devido à sua forma de gancho, que lembra o bico da ave. Sem o tratamento adequado, o quadro clínico piora muito e, como não existe cura, causa muitos prejuízos à qualidade de vida.

Entenda as causas da formação do bico-de-papagaio, seus principais sintomas, tratamentos e conheça dicas de prevenção.

O que pode causar a formação do bico-de-papagaio?

A formação do bico-de-papagaio acomete, principalmente, pessoas com mais de 50 anos. Contudo, os mais jovens também desenvolvem o problema, caso façam parte do grupo de risco. Dentre as principais causas, é destacamos a predisposição genética, má postura ao longo da vida, obesidade, sobrepeso, sedentarismo, traumas na coluna e doenças reumáticas.

Principais sintomas do bico-de-papagaio

·   Fortes dores nas costas ou que irradiam para os membros;

·   Formigamento nas pernas e/ou nos braços;

·   Redução da força muscular;

·   Limitação dos movimentos do corpo;

·   Perda da sensibilidade e dos reflexos.

Como o bico-de-papagaio pode ser diagnosticado e tratado?

Para obter um diagnóstico do bico-de-papagaio, é preciso realizar exames de imagem, como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além disso, é necessário analisar o histórico de saúde pessoal e familiar do paciente. Nesse sentido, caso a doença seja identificada, são indicados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para amenizar os sintomas.

Do mesmo modo, é recomendada a realização de sessões de fisioterapia e a prática regular de exercícios físicos, para corrigir a postura e reduzir as dores. É importante destacar que não há tratamento para recuperar o disco intervertebral e, dessa forma, o desgaste ocorrido se torna irreversível.

Para os casos mais graves, nos quais há o desalinhamento progressivo da coluna, ou então de distúrbio neurológico, o médico responsável pelo caso pode decidir pela intervenção cirúrgica.

Conheça dicas para prevenir a formação do bico-de-papagaio

·   Manter uma postura correta ao sentar, andar e dormir;

·   Evitar excesso de peso;

·   Manter-se no peso corporal adequado;

·   Praticar atividades físicas de baixo impacto regularmente, tais como alongamento, natação, hidroginástica e bicicleta.

Dessa forma, é importante procurar um médico especializado em coluna ao sentir qualquer desconforto na região, aumentando, assim, as chances de sucesso no tratamento. Porém, sabemos que melhorias no estilo de vida são fundamentais para evitar a formação de bicos-de-papagaio e de outras doenças, sejam elas físicas ou psicológicas. Cuide de sua saúde!

Publicado por: drfabiovieira

226 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo