(11) 98160-6974

Cervicalgia: saiba o que é e como tratar

Postado: 18 de abril de 2022

Você já sentiu incômodos na região do pescoço, depois de um dia cansativo e estressante, ou ao despertar? Saiba que essa tensão local pode ser um sintoma da cervicalgia, também conhecida como dor no pescoço. Existem diversos motivos que desencadeiam essa condição, que vão desde uma má postura até a existência do transtorno de ansiedade.

Conheça o que é a cervicalgia, as principais causas e sintomas, tipos de dor e como tratá-la.

 Afinal, o que é a cervicalgia?

A coluna vertebral é a responsável por sustentar e proteger todo o nosso corpo e permite os nossos movimentos, sendo formada por vértebras e discos intervertebrais, ligamentos e músculos. Ao todo, são sete vértebras, que são chamadas de cervicais, local no qual surge a cervicalgia, mais especificamente na região do pescoço, manifestando-se por meio de dores crônicas ou agudas.

Incômodos na região do pescoço pode ser um sintoma da cervicalgia

Quais são as principais causas da cervicalgia?

O torcicolo consiste em uma tensão intensa dos músculos do pescoço que, geralmente, ocorre durante uma noite dormida e em posição inadequada. Porém, a cervicalgia pode ser causada pela má postura, torcicolo, trauma, síndromes dolorosas miofasciais, doenças reumáticas, estenose cervical, bruxismo e até mesmo o estresse, que são condições capazes de desencadear a contração muscular de uma forma tão forte, que impede a mobilidade da área, causando muita dor.

Tipos de dor da cervicalgia

Dor ligamentar: Aparece quando a pessoa permanece na mesma posição por muito tempo;

Dor óssea:  Tipo de dor que pode indicar danos na cervical;

Dor discal: Pode indicar uma sobrecarrega da região, não sendo uma dor prolongada;

Dor nervosa: São dores espelhadas para outras partes do corpo;

Dor isquêmica: Ocorre nos músculos e indica alteração no comprimento muscular.

Como é realizado o tratamento da cervicalgia?

Os recursos terapêuticos indicados para tratar a cervicalgia dependem da origem da dor no pescoço e da gravidade dos sintomas. Sendo assim, o tratamento se concentra na eliminação dos sintomas, podendo ser utilizados medicamentos, reabilitação, psicoterapia e procedimentos ortopédicos e neurocirúrgicos.

Mas atenção: mesmo com todo o tratamento indicado para amenizar a dor e relaxar os músculos, ter o diagnóstico de cervicalgia pode ser um sinal da presença de transtornos emocionais, que precisam de cuidado e tratamento personalizado.

Caso você perceba algum incômodo na região do pescoço, procure um ortopedista especializado em coluna. Com certeza, você conseguirá orientações e, se preciso, tratamento adequado para melhorar a sua condição e aumentar a qualidade de vida.

Publicado por: drfabiovieira

112 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo