O que fazer com a “coluna travada”?
Postado: 4 de abril de 2022
Postado: 4 de abril de 2022
Dores na coluna são queixas comuns, relatadas por pessoas de todas as idades, em ambulatórios e consultórios médicos. Entretanto, existem situações em que a dor se manifesta de uma forma tão intensa que causam a sensação de “coluna travada”, ou seja, sem a possibilidade de retornar à sua posição inicial.
É importante lembrar que a dor nas costas pode estar relacionada a alterações musculares ou ser originada de problemas posturais. Portanto, a coluna travada consiste em um mecanismo de defesa do próprio corpo, em resposta à dor aguda, que acaba por imobilizar a área afetada, sendo um alerta ao indivíduo de que é chegada a hora de buscar ajuda especializada, para verificar as condições clínicas do paciente.
Entenda o que pode causar a dor aguda na região, como evitar e tratar a coluna travada e confira algumas dicas de exercícios para lidar com essa condição no dia a dia.
O que pode causar a dor aguda na coluna?
As dores na coluna, inclusive na região lombar, podem ter diferentes causas, tais como: carregar excesso de peso, postura incorreta, passar muito tempo na mesma posição, obesidade, sedentarismo, tabagismo, dormir pouco e fatores emocionais. Todos esses aspectos se associam à coluna travada, que é a impossibilidade de movimentar a coluna temporariamente, como uma espécie de proteção da própria articulação, criada pelo organismo humano no momento da dor.
Alguns fatores aumentam as chances de a pessoa apresentar a coluna travada. São eles:
1. Faixa etária
O envelhecimento faz com que os ossos, ligamentos, discos e articulações iniciem o processo de degeneração. Por isso, é comum que as pessoas com mais de 30 anos se queixem de dores lombares. Uma década depois, as alterações degenerativas na coluna já estão estabelecidas, com sintomas de dores, quando há inflamação na região desgastada. No entanto, é preciso estar atento ao crescimento das articulações, que pode comprimir os nervos e ocasionar a tão temida coluna travada.
2. Ser portador de hérnia de disco
A hérnia de disco pode desencadear a coluna travada, uma vez que provoca a compressão de um ou mais nervos. Por isso, a dor pode ser irradiada para a região das pernas e da virilha, em um processo chamado de ciatalgia.
3. Tensão ou distensão muscular
A tensão ou distensão muscular é apontada como a causa mais comum da coluna travada e, geralmente, ocorre pela postura incorreta e ao exercitar os músculos em excesso ao longo do dia.
Como prevenir a condição da coluna travada?
Como medida preventiva à coluna travada, a recomendação médica é praticar exercícios de fortalecimento dos músculos abdominais e glúteos, a fim de adquirir uma melhor rigidez da coluna vertebral. Fazer breves caminhadas por cerca de 30 minutos, três vezes por semana, também faz parte da orientação.
Para preservar a saúde dos discos são indicados exercícios com supervisão profissional, como o pilates, por exemplo, e sessões de fisioterapia.
Como tratar a coluna travada?
O tratamento requer acompanhamento médico e deve ser feito de acordo com o quadro clínico de cada paciente, podendo abranger medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, exercícios físicos e fisioterapia. Também pode ser recomendado repouso e uso de compressas quentes para aliviar os sintomas.
É importante ter em mente que a coluna vertebral precisa ser protegida pela musculatura, que deve ser diariamente fortalecida. Portanto, cuide da saúde da sua coluna e evite dores na região.
Publicado por: drfabiovieira
928 Visualizações
Deixe um comentário