(11) 98160-6974

Como evitar dores causadas pelo uso de celular

Postado: 8 de agosto de 2022

Dor nas costas é uma queixa que vem sendo relatada por pessoas cada vez mais jovens nos últimos anos. E esse desconforto, principalmente na cervical, pode estar relacionado ao maior tempo gasto em celulares e dispositivos móveis, como tablets e notebooks. Dessa forma, É possível evitar dores causadas pelo uso de celular com práticas bem simples.

O problema tem sido tão recorrente que ganhou sua própria denominação: a síndrome do pescoço de texto ou, em inglês, síndrome de “text neck”, que faz referência à projeção da cabeça para baixo ao usar os dispositivos, esticando os músculos do pescoço e aumentando a pressão nos discos intervertebrais. Assim, o peso da cabeça que é sustentado pela coluna vertebral aumenta, causando grandes prejuízos para a saúde.

Além do pescoço e das costas, a má postura pode gerar dores que irradiam para os ombros e braços e, nos casos mais graves, há risco de danos no alinhamento e estrutura da coluna e até na compressão das estruturas nervosas.

A síndrome de pescoço de celular é uma condição ortopédica provocada pelo uso excessivo de celulares. Está ligada à má postura por um período prolongado para uso do aparelho.
A síndrome do pescoço de texto é uma das enfermidades associadas ao avanço das novas tecnologias da comunicação

Principais sintomas da síndrome do pescoço de texto

·   Dor e queimação do pescoço;

·   Dor nas costas;

·   Dor de cabeça frequente;

·   Sensação de peso na cabeça;

·   Rigidez muscular.

Como evitar dores causadas pelo uso de celular?

Para prevenir a síndrome do pescoço de texto, é preciso realizar algumas mudanças na forma de utilização do celular, assim como na postura durante o expediente de trabalho. O uso de um smartphone não pode ultrapassar seis horas diárias, mas, se você o tem como instrumento de trabalho, é necessário investir em móveis ergonômicos, com ajustes de acordo com a altura e visão.

Se o trabalho for presencial, faça pequenas pausas durante o dia para alongar o corpo e pequenas caminhadas pelo escritório. Além de prevenir a síndrome, esses intervalos são essenciais para espairecer a mente e aliviar a tensão.

Também existem exercícios de correção postural para fortalecer a musculatura e retrair a posição do queixo, ideais para aliviar os incômodos e dores na região do pescoço, ombro e costas. No entanto, esses exercícios precisam de supervisão profissional. Converse com o seu médico sobre o assunto.

Portanto, as dores na cervical são a principal causa de afastamento do trabalho e, por vezes, são decorrentes da má postura, tensionando os discos e a musculatura que garante a sustentação da coluna. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de usar seu smartphone. Faça pausas, alongue-se. Previna-se!

Por Fabio Vieira – Cirurgião da Coluna

Publicado por: drfabiovieira

352 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo