(11) 98160-6974

Como tratar a hérnia de disco?

Postado: 2 de outubro de 2021

Dores constantes nas costas, sensação de dormência, queimação ou formigamento nas costas, nádegas ou pernas são sintomas comuns da hérnia de disco, uma condição que tem cura, mas que nos quadros mais graves requer tratamento cirúrgico. Para saber como tratar a hérnia de disco, é importante saber que ela está relacionada a modificações na estrutura da coluna, que podem pressionar as raízes nervosas e, com isso, provocar dores em diversas partes do corpo.

Essa condição acontece quando o núcleo do disco consegue romper a camada externa que circunda e atinge os nervos que passam pela coluna, levando a uma compressão local e dor. O diagnóstico da hérnia de disco é feito com base nos sintomas e com o auxílio de exames, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

As principais causas estão associadas ao processo de envelhecimento natural da musculatura, histórico de esforço físico repetitivo, costume de carregar grandes pesos, ter sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, acidentes que possam ter causado traumas e a predisposição genética. A dimensão do dano pode ser variável, configurando a hérnia de disco em três tipos, cada um deles com características próprias e tratamentos específicos.

Conheça os tipos de hérnia de disco, quais as formas de tratamento existentes e saiba quando chega a hora de procurar ajuda médica.

Existem diversos tipos de hérnia de disco e para tratar corretamente é necessário buscar auxílio médico especializado

Principais tipos de hérnia de disco

Protusa: 

Neste tipo de hérnia de disco ocorre um alargamento do disco sem o extravasamento do líquido gelatinoso central. Com esse acúmulo na região basal do disco, este aumenta de tamanho, fazendo com que as suas paredes pressionem os nervos ou encostem em outras regiões, provocando a sensação de dores e limitações nos movimentos.

Extrusa: 

A hérnia extrusa é o tipo mais comum em adultos jovens, pois estes apresentam o conteúdo do disco intervertebral bem hidratado. A extrusão acontece quando o anel fibroso se rompe e, como consequência, o conteúdo gelatinoso interno consegue escapar pela fissura na membrana.

Sequestrada: 

O sequestro geralmente ocorre em hérnias extrusas de grande volume onde uma parte do conteúdo gelatinoso que se encontra dentro do canal vertebral perde o contato com o fragmento principal . Devido ao volume maior dessas hérnias geralmente podem cursar com um quadro álgico de forte intensidade.

Como tratar a hérnia de disco?

Os tratamentos da hérnia de disco podem incluir o uso de medicamentos, como os analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, além de acompanhamento de fisioterapia e em uma pequena porcentagem dos casos a cirurgia. Quando o tratamento é conservador, ou seja, sem a necessidade de cirurgia, as medicações e a reabilitação com fisioterapia conseguem proporcionar alívio da dor, podendo ser administradas injeções ou infiltrações na coluna, para auxiliar na redução da dor e melhorar o seu funcionamento.

Também podem ser recomendadas terapias complementares, como pilates, quiropraxia, Reeducação Postural Global (RPG), e demais exercícios para fortalecer a musculatura.

Para os casos em que houve uma falha no tratamento conservador e a dor impede as pessoas de realizarem suas atividades diárias, comprometendo os movimentos de braços e pernas, o mais indicado é o tratamento cirúrgico. Pacientes que apresentam sintomas agudos com a perda de movimento, parestesias em membros ou incontinência urinária e fecal, a cirurgia de urgência pode ser indicada.

Para o tratamento cirúrgico existem ainda técnicas menos invasivas, como a endoscopia de coluna, técnica que utiliza uma câmera para realização da remoção da hérnia sem a necessidade de utilização de cages e parafusos que levam a perda de movimento do segmento abordado. 

Fique atento: os sintomas são os principais indicativos de que você precisa de um tratamento para a hérnia de disco. Aos primeiros sinais dessa condição, não deixe que as dores se intensifiquem. Procure o mais breve possível um ortopedista especializado em coluna e recupere a sua saúde e qualidade de vida.

Publicado por: drfabiovieira

335 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo