Conheça os benefícios da fisioterapia ortopédica
Postado: 20 de março de 2023
Postado: 20 de março de 2023
Como o nome sugere, a fisioterapia ortopédica é a união das técnicas fisioterápicas a favor do tratamento de problemas ortopédicos.
Seu objetivo é tratar diversas disfunções que acometam ossos, articulações, músculos e tendões, sejam elas provocadas por fraturas, traumas, esforços repetitivos ou patologias ortopédicas.
A modalidade utiliza-se de seus próprios recursos, sendo alguns exemplos os eletrotermofototerápicos, a terapia manual e a cinesioterapia.
Além do papel fundamental no tratamento de alguns diagnósticos de caráter ortopédico e na reabilitação de traumas, essa modalidade da fisioterapia também pode ser prescrita para prevenir distúrbios agudos e crônicos que afetam o sistema musculoesquelético.
O mais determinante é que o planejamento terapêutico seja construído de maneira personalizada, totalmente baseado na individualidade do paciente e considerando suas necessidades e limitações.
Navegue pela matéria:
● Bursite
A fisioterapia ortopédica é recomendada para aliviar a dor e prevenir complicações. Normalmente são indicadas sessões diárias, nas quais se utilizam aparelhos anti-inflamatórios e corrente galvânica.
● Osteoporose
A fisioterapia ortopédica é recomendada para proteger os ossos de deformidades e fraturas.
Além de proteger os ossos, a terapia também cuida dos músculos e das articulações. Por esse motivo, seus efeitos tendem a melhorar a qualidade de vida do paciente de maneira ampla.
● Tendinite
A fisioterapia ortopédica costuma ser parte obrigatória para pessoas com o tendão inflamado. Além de amenizar as dores, ela auxilia a evitar a progressão do problema e evita o agravamento de disfunções. Na prática, a terapia otimiza a amplitude de movimentos e estimula a força articular da região.
● Distensões musculares
A fisioterapia ortopédica pode ser realizada diariamente ou em dias alternados, durante um período estipulado pelo médico ou pelo fisioterapeuta.
Seu papel é acelerar a recuperação de lesões causadas pelo alongamento excessivo das fibras que compõem o músculo.
● Lombalgia (dor na coluna lombar)
A fisioterapia ortopédica utiliza-se de aparelhos, exercícios, alongamentos específicos e massagens terapêuticas que ajudam a aliviar mesmo as dores crônicas da região lombar.
Com regularidade das sessões, o alívio é realmente significativo.
São diversas as melhorias. Os efeitos dependem do diagnóstico do paciente, mas de maneira geral, incluem:
● Alívio das dores
● Fortalecimento muscular
● Maior capacidade de equilíbrio
● Redução da rigidez local
● Diminuição dos riscos de queda
● Correção de deformidades
● Maior capacidade de alongamento
● Recuperação da qualidade de vida
O fisioterapeuta ortopédico sempre deve partir de um diagnóstico seguro (normalmente oferecido pelo médico ortopedista) e propor um tratamento responsável, seguro e eficiente.
Publicado por: drfabiovieira
271 Visualizações
Deixe um comentário