(11) 98160-6974

Doenças da coluna: entenda a diferença entre escoliose, cifose e lordose

Postado: 13 de setembro de 2022

Escoliose, cifose e lordose são algumas das doenças da coluna que prejudicam a qualidade de vida e, por vezes, impedem até mesmo a realização de atividades simples do cotidiano. Suas causas são diversas, mas para todas essas patologias, a má postura e o sedentarismo ocupam as primeiras posições quando se trata de queixas de dores nessa região.

Mas atenção: nem todas as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente estão livres de serem acometidas por problemas na coluna, embora a prevenção ainda seja a melhor forma de evitar o desencadeamento de doenças.

O primeiro passo para conseguir tratar corretamente essas condições é saber detectar a existência de que algo está fora do funcionamento normal. Entenda aqui o que são essas três doenças e quais cuidados são essenciais para manter a coluna vertebral sempre saudável.

Doenças da coluna: entenda a diferença entre escoliose, cifose e lordose
Quando nossa coluna está bem ajustada, nosso corpo funciona corretamente e se recupera mais rápido. Assim, nosso bem-estar e qualidade de vida são potencializados.

Nesse artigo você encontra:

O que é escoliose?

Uma das doenças da coluna que mais acometem a população brasileira é a escoliose, que se caracteriza pela curvatura anormal da coluna vertebral, ou seja, da torção da coluna ao redor do próprio eixo. A gravidade dessa doença varia de acordo com o grau de comprometimento, que pode ser para frente, para trás e para os lados.

A escoliose idiopática é o tipo mais comum em adolescentes e ocorre quando o crescimento acontece rápido demais e o jovem tende a se curvar. Já a escoliose congênita ocorre no período de formação das vértebras ou pela fusão de costelas. Há ainda a escoliose neuromuscular, que costuma causar paralisia e fraqueza muscular.

Como tratar a escoliose?

O tratamento depende do tipo da escoliose e do nível de comprometimento da coluna, isto é, do tamanho da deformação, mas para todos os casos podem ser indicados o uso de colete, cirurgia e fisioterapia. As atividades físicas são sempre bem-vindas desde que supervisionadas, e são ideais para a correção da postura e o fortalecimento dos músculos.

Cifose

A cifose é uma curvatura da coluna vertebral superior a 45 graus, que faz com que a região de cima das costas fique com aparência mais arredondada. Por vezes, essa condição não causa nenhum problema para além do estético, mas em algumas pessoas pode manifestar dores e sensação de cansaço.

Como tratar a cifose?

O tratamento ocorre por meio de fisioterapia para corrigir a postura e fortalecer a coluna vertebral. Nos casos mais avançados, pode ser recomendado o uso de coletes, mas a opção adequada somente pode ser indicada após a avaliação médica.

Lordose

A lordose consiste em desvios posturais que comprometem a mobilidade da coluna vertebral, atingindo as regiões cervical e lombar. Existem dois tipos dessa condição: a hiperlordose, quando há aumento excessivo da curvatura para dentro do corpo; e a hipolordose, que ocorre pela redução da curvatura, provocando complicações na coluna

Como tratar a lordose?

A lordose geralmente é tratada a partir dos seus sintomas e da gravidade da lesão. Por isso, é importante destacar que nem todos os casos precisam de tratamento médico. Já para os quadros mais avançados, nos quais a curvatura da coluna se torna rígida, pode-se indicar medicamentos para amenizar as dores, exercícios corretivos, fisioterapia e até mesmo o uso de cinta e intervenção cirúrgica.

Quais cuidados são necessários para evitar essas e outras doenças da coluna?

Há diversas formas de tratar as doenças da coluna, mas todas precisam passar por uma avaliação detalhada antes de se decidir por qual tratamento realizar. Praticar atividades físicas, fazer alongamentos e estar atento à postura durante o dia são medidas preventivas para as condições que atingem a coluna em todas as idades.

Aliás, exercícios físicos são essenciais para a nossa mobilidade e aumentam a sensação de bem-estar, ajudando na nossa saúde física e mental. Cuide-se!

Publicado por: drfabiovieira

441 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo