(11) 98160-6974

Dor ciática: como identificar e tratar

Postado: 21 de dezembro de 2021

Dores, fraqueza, formigamento ou sensação de queimação nas pernas podem ser alguns sinais da presença da dor ciática, uma das queixas mais comuns em consultórios ortopédicos. Você já ouviu falar nessa condição?

A ciática ou ciatalgia é uma irritação, inflamação ou compressão do maior nervo existente no corpo humano, o nervo ciático, que tem sua origem a partir de uma ou mais raízes nervosas da coluna e se estende em direção das pernas. Entre as suas causas estão a predisposição genética, os traumas decorrentes de acidentes, torção da coluna, costume de carregar peso, redução da força muscular, hábitos como tabagismo e sedentarismo, e o processo de envelhecimento devido ao desgaste da coluna vertebral. 

A dor ciática é mais comum em pacientes com idade mais avançada, embora possa surgir em qualquer idade, principalmente, em pessoas que sofram de outras patologias da saúde ortopédica, como hérnia de disco, inflamação ou compressão das raízes do nervo espinhal, dor lombar, dentre outras. Entenda como identificar a dor ciática, como é feito o tratamento e as formas de se prevenir dessa condição.

A dor ciática é mais comum em pacientes com idade mais avançada, embora possa surgir em qualquer idade

Como é realizado o diagnóstico da dor ciática?

Na maioria dos casos, a dor ciática não requer exames complementares para o especialista chegar a um diagnóstico. No entanto, quando a dor se manifesta de forma muito intensa ou nos casos em que o tratamento conservador não apresenta resultados, outros exames podem ser indicados.

Dessa forma, a ressonância magnética é o exame mais recomendado, que permite ao médico conhecer a localização exata, o grau de acometimento e as demais estruturas atingidas. Após a avaliação dos resultados do exame e a análise das condições clínicas de saúde do paciente, o especialista estará apto a determinar o tipo de tratamento adequado para cada caso, sendo a maioria deles resolvido com o tratamento conservador.

Como tratar a dor ciática?  A depender da intensidade dos sintomas, o tratamento pode abranger o uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor, repouso, incentivo à redução de peso e medidas corporais. É importante que o paciente decida junto com o médico quais exercícios físicos praticar e que realize sessões de fisioterapia, reeducação postural, dentre outras práticas integrativas e complementares.

Para os casos em que o tratamento conservador não tenha efetividade, pois já alcançou altos níveis de degeneração, a cirurgia reparadora passa a ser uma opção para a recuperação do paciente, com a retirada do disco e a fusão dos corpos intervertebrais.

Como prevenir a dor ciática?

A dor ciática pode ser evitada por uma mudança no estilo de vida do paciente, que inclui o abandono da vida sedentária e a incorporação na rotina de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, ruptura com o hábito de fumar e somente ingerir bebidas alcoólicas com moderação. Além disso, tentar melhorar a qualidade do sono e prestar atenção na postura durante as atividades diárias também ajudará a prevenir o surgimento da dor ciática, melhorando o desenvolvimento da musculatura e, com isso, protegendo a coluna.

Para obter um diagnóstico preciso da dor ciática e iniciar um tratamento adequado, procure por um médico especializado em coluna. Siga todas as recomendações do seu médico e não tente se automedicar. Somente com a ajuda profissional você conseguirá uma boa resposta ao tratamento e poderá recuperar a sua qualidade de vida.

Publicado por: drfabiovieira

196 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo