Você sabe o que é estenose vertebral?
Postado: 27 de maio de 2022
Postado: 27 de maio de 2022
A estenose vertebral é uma doença degenerativa que afeta diversas partes da coluna vertebral, comprometendo a qualidade de vida das pessoas que convivem com essa condição.
Além das limitações funcionais e dor intensa, essa doença causa alguns transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, por ser uma doença crônica que prejudica muito qualidade de vida dos portadores.
A princípio, o diagnóstico ainda é confundido com outras enfermidades da coluna, como a espondilolistese e a hérnia de disco, o que dificulta a criação de estatísticas sobre essa condição.
Dessa forma, os pacientes recorrem à correção da estenose por tratamentos não cirúrgicos com medicamentos, fisioterapia e/ou injeções epidurais. Entretanto, há casos em que a cirurgia é necessária.
Em outras palavras, é estreitamento do diâmetro do canal vertebral que reduz o espaço para os nervos, acometendo diversas regiões da coluna.
Sendo assim, a doença também pode estar relacionada à compressão neurológica ou vascular, configurando uma enfermidade degenerativa da coluna vertebral.
· Osteoartrite vertebral: as cartilagens quebradiças facilitam o contato entre os ossos, ocasionando em um crescimento ósseo anormal, estreitando os forames;
· Doença degenerativa do disco: quando os discos perdem a capacidade de hidratação, achatando-os e provocando sua degeneração;
· Espessamento do ligamento: quando os ligamentos no canal vertebral engrossam e se transformam em tecido ósseo, atingindo a medula vertebral ou os nervos mais próximos.
· Deformidade vertebral;
· Crescimento de cistos.
Devido ao estreitamento, os sinais e sintomas da estenose vertebral dependem da localização e intensidade da compressão do nervo vertebral ou da medula vertebral.
Dessa forma, as manifestações da doença variam entre os indivíduos. No entanto, as queixas mais comuns são: dores, formigamento, dormência e sensação de fraqueza nas costas, braços e/ou pernas.
Sob o mesmo ponto de vista, na maioria dos casos, a estenose vertebral pode ser tratada de forma cirúrgica. Porém, o tratamento com medicamentos analgésicos, fisioterapia e/ou injeções epidurais é indicado primeiro.
Assim, nos casos cirúrgicos de descompressão do nervo ou da medula, existem as seguintes opções: laminectomia; foraminotomia, discectomia e fusão.
Ou seja, procure um médico para o tratamento da estenose vertebral para ter resultados eficazes. O diagnóstico adequado e precoce ajuda, e muito, no tratamento ideal.
Por Fabio Vieira – Cirurgia da Coluna
Publicado por: drfabiovieira
157 Visualizações
Deixe um comentário