Exercícios físicos que podem prejudicar a sua coluna
Postado: 22 de maio de 2023
Postado: 22 de maio de 2023
Sempre reforçamos por aqui que os exercícios físicos são fortemente indicados para compor o tratamento de quem tem dor nas costas. Apesar disso, alguns exercícios mal executados podem até desencadear um problema ou, ainda, surtir efeito reverso e agravar o incômodo. Por isso, é preciso ter cuidado.
Para se proteger, o primeiro passo é buscar orientação profissional qualificada de profissionais, de diferentes nichos da saúde, como médico ortopedista, fisioterapeuta e educador físico. Esses três especialistas trabalham muito bem em conjunto.
Reunimos aqui algumas orientações para você evitar danificar as estruturas das costas.
Siga a leitura e descubra.
Navegue pela matéria:
Além de aumentar a pressão nas costas, os exercícios com levantamento livre de pesos também podem fazer com que você prenda a respiração. Isso eleva ainda mais a pressão no abdômen e pode levar a mais dores nas costas.
Em vez disso, tente o seguinte:
Movimentos que arqueiam as costas para trás podem piorar a dor nas costas porque pressionam as articulações da coluna.
Em vez disso, tente:
O impacto repetitivo dos pés nos cascalhos ou ondulações da rua na esteira podem causar lesões em suas costas, tensionando os discos ou músculos.
A caminhada oferece menos impactos e tem a capacidade de tonificar e fortalecer a parte inferior das costas e os músculos das pernas. Essa opção tende a ser suave para as costas e, dependendo do caso, pode até favorecer a recuperação de uma lesão. Utilize um calçado apropriado.
Quando praticados com regularidade, a dupla: aquecimento mais alongamento auxilia na melhora da postura, no aumento da flexibilidade e na prevenção de lesões.
Iniciar qualquer atividade com um combinado de exercícios físicos de alongamento, sem esquecer nenhuma parte do corpo. Pés, pernas, joelhos, quadris, braços, cotovelos, punhos e pescoço devem ser contemplados.
Depois dessa sequência, inicie os aquecimentos, que podem incluir caminhada, polichinelos e agachamentos, por exemplo.
Construa o hábito de perceber o seu corpo durante o exercício físico. Na maioria dos casos, a dor não surge de repente – mas cresce gradualmente, depois de vários dias.
Ao notar uma dor suspeita na academia (que não tenha relação com o esforço muscular), pare o que está fazendo e procure o seu professor, pedindo a ele que explique novamente a biomecânica daquele movimento.
Publicado por: drfabiovieira
36.862 Visualizações
Quais exercícios não são recomendados para pacientes com hérnias?