(11) 98160-6974

Cirurgia de coluna: por que as pessoas têm medo?

Postado: 2 de março de 2022

Medo de cirurgia na coluna. É o que muitas pessoas sentem ao receber o diagnóstico da necessidade de realizar uma cirurgia, geralmente, surgem muitas dúvidas e medos sobre como será o procedimento. Muitos pacientes temem ficar com sequelas, por acreditar que há risco alto de nunca mais voltar a andar, por exemplo. Todas as sensações e pensamentos em torno do tema têm fundamento, já que a coluna responde pela sustentação do nosso corpo, além de ser responsável pelo movimento dos braços e das pernas, possibilitando a locomoção.

Atualmente, os avanços tecnológicos têm permitido que os procedimentos cirúrgicos, inclusive na coluna, tornem-se cada vez mais seguros, além de reduzir as chances de infecção e de recuperação no pós-operatório. Com isso, os especialistas, após esgotadas todas as possibilidades de uso do tratamento conservador, podem recorrer à cirurgia como uma opção efetiva para corrigir problemas na coluna e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o tema e amenize o medo de cirurgia na coluna, uma tensão tão comum na fase pré-operatória.

Muitos pacientes têm receio sobre cirurgias na coluna e isso pode ser resolvido com informações adequadas

1-    Todos os problemas na coluna precisam de cirurgia

Mito. A ideia é exatamente oposta a essa, já que o procedimento cirúrgico é a última opção a qual o médico recorre para solucionar problemas que envolvem a região da coluna. Aliás, na maioria dos quadros, a combinação de medicamentos e sessões de fisioterapia consegue resultados efetivos e são quase sempre a primeira alternativa de tratamento. 

2-    O tratamento da hérnia de disco precisa de cirurgia de coluna

Mito. Apenas nos casos em que o uso de medicamentos e as sessões de fisioterapia não tenham a resposta esperada, a cirurgia é indicada como tratamento da hérnia de disco. Isso significa que a preferência é sempre pelo tratamento convencional, que costuma ter um bom efeito para correções mais brandas e que tenham sido identificadas logo no início do problema.

3-    Há grande chance de não voltar a andar após a cirurgia de coluna

Mito. Todo procedimento cirúrgico possui algum risco, mesmo que mínimo. No entanto, as cirurgias de coluna são realizadas com técnicas bastante seguras, sem se aproximar das estruturas que causam a paraplegia ou tetraplegia.

4-    Sempre há dores na recuperação da cirurgia

Verdade. As dores no período pós-operatório são consideradas normais, principalmente, nos dias que sucedem a cirurgia. Com o tempo, os incômodos tendem a desaparecer. Consulte o seu médico para ter acesso aos medicamentos que podem controlar os quadros de dor nessa fase de recuperação.

5-    Após a cirurgia, sempre é preciso continuar o tratamento com fisioterapia

Depende. Existem casos em que as sessões de fisioterapia são essenciais para a reabilitação e para amenizar as dores no pós-operatório. Para outros, a intervenção fisioterapêutica pode ser desaconselhável. Apenas o médico responsável pela cirurgia será capaz de avaliar a necessidade de acordo com o quadro do paciente.

6-    Cirurgias de coluna podem eliminar as dores intensas na coluna

Verdade. Muitas vezes, a cirurgia na coluna consegue solucionar dores crônicas, que são controladas com o uso contínuo de medicamentos e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente.

7-    Atividades físicas devem ser interrompidas após a cirurgia de coluna

Depende. Na maioria dos casos, as atividades consideradas leves podem ser iniciadas após duas semanas do dia da cirurgia de coluna, tais como subir e descer escadas, dirigir, fazer curtas caminhadas, entre outras. Em relação aos exercícios físicos, geralmente a pessoa pode voltar aos treinos após um mês e meio da cirurgia, mas tudo depende do estado de saúde do paciente e da avaliação do médico.

Lembre-se: Manter um bom diálogo com o seu médico é fundamental para esclarecer todas as dúvidas e perder o medo de cirurgia na coluna. Portanto, a confiança e a cumplicidade médico-paciente é fundamental em todas as etapas que envolvam qualquer procedimento cirúrgico. Com a informação adequada, você se sentirá, com certeza, mais seguro e acolhido para passar por essa etapa tão delicada de sua vida.

Publicado por: drfabiovieira

374 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

perfil.jpg

Dr. Fabio Vieira

CRM: 150455
Dr. Fábio Vieira é ortopedista, especialista em Coluna e Cirurgia de Coluna, tratamento de deformidades e técnicas minimamente invasivas.
Perfil Completo