Problemas ortopédicos: como identificar e prevenir
Postado: 2 de outubro de 2022
Postado: 2 de outubro de 2022
Existem diversos tipos de problemas ortopédicos, que geralmente estão relacionados ao estilo de vida e às condições físicas de cada pessoa. Portanto, as principais queixas de dores se associam ao comprometimento do aparelho locomotor, o que inclui os nossos músculos, ossos, ligamentos e articulações.
Mas todo cuidado é pouco, quando se trata dos cuidados com a nossa saúde ortopédica, já que os sintomas podem ser manifestações de simples esforços do nosso dia a dia ou então indicar a existência de doenças.
Conheça os 4 principais problemas de ortopedia e as formas de prevenção.
Nesse artigo você encontra:
São todas as lesões, inflamações e fraturas que ocorrem no nosso aparelho locomotor. Eles podem aparecer em qualquer fase da vida ou estarem relacionados a fatores congênitos. Conheça um pouco sobre alguns deles.
Distensão muscular
A distensão muscular é muito comum em pessoas que se expõem excessivamente ao alongamento do músculo. Os sintomas são: dor local, dificuldade de caminhar e hematomas, sendo mais comuns na região lombar e nas coxas.
Lesão dos ligamentos
As lesões e rupturas dos ligamentos ocorrem em situações do dia a dia, como quedas e acidentes durante a prática de esportes, sendo as principais áreas acometidas as mãos, pés, joelhos, tornozelos e ombros. Por isso, vale lembrar que os ligamentos, como o próprio nome sugere, têm a função de ligar dois ou mais ossos e proteger as articulações. Os sintomas são: dor local, dificuldade de locomoção, fraqueza e hematomas.
Tendinite
A tendinite é uma inflamação dos tendões que ligam os músculos aos ossos. Sendo assim, pode ocorrer nos pés, tornozelos, joelhos, ombros, cotovelos, quadril e nas mãos. Os sintomas são: dor e inchaço no local, sensibilidade e perda de força.
Bursite
A bursite surge a partir da inflamação de uma estrutura que se parece com uma bolsa cheia de líquidos e que é responsável por proteger as articulações do corpo. O problema afeta, principalmente, cotovelos, ombros, quadril e joelhos.
Faça pausas durante o expediente para se alongar e caminhar;
Realize alongamentos antes das atividades físicas;
Prefira calçados confortáveis para as caminhadas;
Exercícios físicos devem ser supervisionados para evitar lesões e fraturas.
Existem alguns fatores que representam risco à saúde ortopédica da criança, que se relacionam à postura. Por isso, é preciso evitar, no caso das meninas, o uso de salto alto antes dos 15 anos, observar a posição dos pés ao se sentar, caminhar e dormir. Caso esteja com os pés virados para dentro, andar na ponta dos pés, manter a perna arqueada, pode acontecer de a criança cair com frequência, além de indicar uma alteração na estrutura dos membros inferiores.
Fique atento: com a modalidade do trabalho híbrido, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, sem ter a infraestrutura necessária para prevenir problemas nas articulações. Portanto, se esse é o seu caso, reveja suas possibilidades para evitar o surgimento de doenças ocupacionais. Cuide da sua saúde ortopédica!
Publicado por: drfabiovieira
437 Visualizações
Deixe um comentário