Saiba como aliviar as dores na coluna causadas pelo frio
Postado: 15 de dezembro de 2022
Postado: 15 de dezembro de 2022
Dores e incômodos na coluna vertebral costumam afligir as pessoas por diversas razões, uma vez que sua estrutura é composta por um complexo sistema de postura, equilíbrio, sustentação e movimento, que envolvem músculos, vértebras, discos, nervos, ligamentos e vasos. Mas você sabe a causa de dores na coluna no frio?
Entenda as razões que fazem com que o frio cause ou agrave dores na coluna e conheça dicas para amenizar os sintomas.
Neste artigo você encontra:
Com as baixas temperaturas, os músculos tendem a se enrijecer, na tentativa de reduzir a sensação de frio. Essa retração muscular involuntária pode causar problemas para a saúde, gerando tensão muscular e má circulação do sangue.
Com isso, há uma maior curvatura da coluna, como um mecanismo de defesa do corpo para se aquecer. Como consequência, podem surgir as dores musculares e nas articulações que, além dos incômodos recorrentes, costumam prejudicar os movimentos.
Os sintomas costumam aparecer com maior intensidade em idosos e pessoas sedentárias, já que os músculos são mais enfraquecidos e encurtados. Dessa forma, a contração involuntária do corpo pode fazer com que surjam as dores na coluna.
Entretanto, os incômodos também podem surgir em pessoas que já sofrem de problemas articulares, portadores de osteoporose e doenças ortopédicas, como a hérnia de disco, e naqueles indivíduos que se mantêm por muitas horas na mesma posição ou que fazem muito esforço físico durante o dia.
· Use agasalhos que cubram pés, pescoço e cabeça;
· Faça alongamentos pela manhã logo após acordar;
· Fuja do sedentarismo, pois a falta de atividades físicas pode aumentar as chances de dores nas costas, devido à diminuição do fluxo de oxigênio e de nutrientes para articulações e músculos;
· Dê preferência à prática de atividades físicas em piscinas aquecidas, como a hidroginástica e natação;
· Caminhadas e corridas são muito bem-vindas;
· Faça compressas de água quente por cerca de 20 minutos nas áreas doloridas;
· Procure um médico especializado em coluna para receber orientações, diagnóstico e, se preciso, tratamento correto.
Prevenir é a melhor forma de evitar o surgimento de dores na coluna ou ainda de desencadear condições e doenças mais graves. Por isso, se você costuma sofrer de incômodos frequentes nessa região, não deixe que a situação se agrave.
Publicado por: drfabiovieira
8.488 Visualizações
Deixe um comentário