Cervical ou cervicalgia é uma das condições mais comuns quando se trata de patologias musculoesqueléticas, tendo como principal característica a dor intensa na região do pescoço. Por ser multicausal, pode ser difícil encontrar a origem do problema, mas, em muitas vezes, as razões estão relacionadas ao desgaste na coluna vertebral ou a uma inflamação nos músculos.
A coluna cervical está localizada na altura do pescoço, sendo a parte mais alta da coluna vertebral. Sua estrutura é formada por vértebras, ligamentos, músculos, discos intervertebrais, e estruturas neurológicas.
A dor na cervical pode irradiar para outras regiões do corpo, como a cabeça, costas e pernas. Os sintomas podem variar de leves a graves. Para os casos mais brandos, os pacientes costumam sentir dor na região do pescoço, torcicolo, ter os movimentos comprometidos e dor de cabeça frequente.
Para os quadros mais avançados, pode ocorrer dormência na região cervical e perda das forças nos membros superiores e inferiores. Por vezes, pode ocorrer sintomas neurológicos, decorrentes da compressão nervosa no interior da coluna.
As dores cervicais, normalmente, apresentam melhora após uma ou duas semanas de tratamento, mas é preciso ser acompanhada pelo médico especialista em coluna e seguir as orientações indicadas corretamente.