A ciática ou ciatalgia consiste em uma irritação, inflamação ou compressão do maior nervo existente no corpo humano, o nervo Ciático, que se origina de uma ou mais raízes nervosas da coluna e se estende na direção das pernas. Essa condição acomete homens e mulheres de todas as idades, embora seja mais comum em pessoas de idade avançada, devido ao desgaste da coluna vertebral, que podem comprometer a medula espinhal e as raízes que originam os nervos.
Suas principais causas são: o próprio envelhecimento natural, traumas ou lesões decorrentes de acidentes, torção da coluna, diminuição da força muscular, hábito de levantar ou carregar peso, alargamento dos ligamentos, entre outros.
A ciática se manifesta por sintomas como dor e sensação de queimação, fraqueza ou formigamento nas pernas, que costuma piorar quando a pessoa permanece por algum tempo sentado, ou por uma irritação em uma ou nas duas pernas que irradia em direção aos pés. Esses sinais podem ser também indicativos da existência de uma hérnia de disco, inflamação ou estenose foraminal, que geralmente provoca fortes dores ao paciente, devido à compressão de uma ou mais raízes nervosas lombares, que dão origem ao nervo ciático.
O tratamento para a dor ciática depende da intensidade dos sintomas, podendo ser indicado o uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor, sessões de fisioterapia, dieta para perda de peso, atividades físicas, como caminhada e alongamentos, reeducação postural, dentre outros. Para os casos mais graves e que o tratamento conservador não ofereça resultados, pode ser recomendada pelo médico especialista em coluna a cirurgia reparadora.