Estenose Vertebral

Home > Patologias > Estenose Vertebral
Estenose Vertebral

Estenose Vertebral

A estenose vertebral é o estreitamento do canal vertebral e pode se desenvolver em qualquer segmento da coluna. A redução do espaço reservado para a passagem das estruturas neurais na coluna vertebral pode comprimir a medula e os nervos, levando a quadros de dores formigamento, fraqueza ou dormência, com irradiação da região lombar para as nádegas até as pernas.

Essa condição acomete principalmente os idosos, mas pessoas de todas as idades podem apresentá-la por diferentes fatores externos. A estenose vertebral pode acontecer na região cervical, dorsal e na lombar, conforme descritos a seguir:

  • Estenose cervical: A estenose cervical se apresenta por dores na região do pescoço, ombros e cabeça; disfunções dos nervos que provocam redução da força, formigamentos e fraqueza, assim como alterações na marcha, que comprometem a locomoção e o equilíbrio corporal. Dessa forma, o paciente apresenta dificuldades para andar, devido ao endurecimento das pernas, além de dores e fadiga.
  • Estenose dorsal: A estenose dorsal consiste em dor na coluna dorsal, irradiada para a região do tórax, abdômen e costelas. É caracterizada pela disfunção dos nervos, que provocam sensações de formigamento no tórax e nas pernas, além de redução da força e dificuldade de se locomover e de manter o equilíbrio. Normalmente, as mãos não são afetadas por esse tipo.
  • Estenose lombar: A estenose lombar proporciona dores na região lombar, que pode se estender para os quadris, glúteos, coxas e pernas. Neste tipo, ocorre a disfunção dos nervos, com possível formigamento nas pernas e dificuldade de andar. As mãos, geralmente, não são atingidas. O paciente costuma precisar passar algum tempo na posição sentada para aliviar os sintomas de dor.