Espondilolistese

Página Inicial > Patologias > Espondilolistese
Espondilolistese

Espondilolistese

A espondilolistese consiste em uma condição ortopédica na qual ocorre o deslizamento de uma vértebra sobre a outra. Nesse processo, a vértebra causa um desalinhamento da coluna e dessa forma, ocasiona defeitos nas partes interarticulares da região.

A espondilolistese atinge, principalmente, a região lombar, mas como nem sempre apresenta sintomas, pode ser difícil realizar o diagnóstico. Para os casos em que o deslizamento vertebral está avançado e provoca fortes dores, o tratamento cirúrgico costuma ser o mais indicado, além das sessões de fisioterapia e pilates para aliviar os sintomas.

As causas da espondilolistese, normalmente, estão relacionadas a traumas e lesões, sendo frequente em atletas, por realizarem movimentos intensos e repetidos. Pode ainda ser de origem congênita, decorrente de uma malformação e da disposição das vértebras durante a gestação.

Os principais sintomas dessa condição são: dor intensa nas costas, principalmente na região lombar, dor profunda ao permanecer em pé ou ao caminhar, dor que irradia para as nádegas e as pernas; fisgada dolorosa na perna, formigamento devido à compressão da circulação sanguínea, perda da força, comprometimento dos movimentos, encurtamento muscular e febre.