O bloqueio do ramo medial lombar, também conhecido como bloqueio facetário, é uma infiltração recomendada para pacientes que apresentam dor lombar persistente e sem melhora com o tratamento conservador. A faceta se localiza na parte posterior da coluna, na região em que as duas vértebras adjacentes se articulam. O ramo medial consiste em um ramo nervoso responsável pela inervação das articulações facetarias, sendo responsável por levar os estímulos sensitivos em direção ao cérebro.
O procedimento é indicado para diagnosticar a fonte da dor e para o tratamento da coluna lombar e cervical, após a detecção do problema por meio de exames de imagem. O bloqueio em geral tem maior eficácia nos casos em que há artrose facetária, que é uma condição degenerativa destas articulações. Em alguns casos o bloqueio pode levar a melhora da dor por vários meses em conjunto com a reabilitação adequada. Porém em outros a dor pode retornar sendo necessário a realização de uma rizotomia percutânea de facetas.
O procedimento leva cerca de 30 minutos e é feito em esquema de hospital-dia onde o paciente interna, faz a infiltração e recebe alta no mesmo dia. No dia seguinte ele já esta liberado para suas atividades normais. A técnica é feita com anestésico local, sedação e radioscopia (raio X), apresentando baixo risco de complicações.