Cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo onde é realizado a injeção de cimento ortopédico (polimetilmetacrilato) dentro da vértebra para a estabilização de fraturas da coluna vertebral. Ela tem o objetivo de reduzir a dor nas costas originada da fratura, corrigir a deformidade vertebral angular e restaurar a altura do corpo vertebral.
Uma cânula é colocada na vértebra fraturada sob controle de raios-X e, através dessa agulha, um balão é inflado dentro do osso, fazendo com que a vértebra se expanda, criando espaço para que o cimento seja injetado. O procedimento pode ser feito sem internação e com anestesia local, mesmo em pacientes bastante idosos e com doenças como hipertensão ou diabetes.
A cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo, percutâneo, logo, a chance de complicações acaba sendo menor. Na maioria dos casos, o paciente já consegue dar seus passos após recuperação da anestesia e a alta pode ocorrer no dia seguinte. Pacientes submetidos ao procedimento de cifoplastia normalmente apresentam significativa melhora nas queixas de dor com alto índice de satisfação. Apesar disso, é importante dar continuidade ao tratamento da doença que causou a fratura para que não haja reincidência.