A Cirurgia por Vídeo ou Endoscopia da Coluna é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal), que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna, pois mostra ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais.
Para realizar a Cirurgia por Vídeo da Coluna ou Endoscopia da Coluna, o cirurgião introduz um fino tubo (cânula), através de uma pequena incisão (menor que 1cm), até o local do problema, nela passará uma câmera com fibra ótica na parte interna do endoscópio que transmitirá as imagens por vídeo em um monitor. Através de instrumentos especiais e de alta precisão, sob visualização direta, é possível remover partes do disco lesado, fragmentos herniados, ligamentos hipertrofiados e espículas ósseas, descomprimindo e aliviando a pressão no nervo e dentro do disco. Muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento. A maioria dos pacientes recebe alta no dia do procedimento.
No pós-operatório o paciente está liberado para andar no mesmo dia do procedimento. O primeiro retorno ocorre após 7-10 dias para retirada dos pontos. Nesse período deve evitar sobrecarga na coluna com peso. Após a cicatrização da ferida cirúrgica, iniciará fisioterapia motora e trabalho de reabilitação. Atividades de maior esforço são liberadas após 6 semanas, com retorno gradual a atividade física.