A radiofrequência térmica lombar é um procedimento minimamente invasivo indicado para o tratamento da dor crônica da coluna, tais como dor cervical e dor lombar. Este procedimento é baseado na lesão térmica do Ramo Medial da raiz nervosa e na diminuição da sensibilidade dolorosa da articulação facetária, fonte da dor. Para se ter sucesso, é preciso ter certeza que a fonte da dor é facetaria e muitas vezes é feito um teste diagnóstico antes de indicar este procedimento (bloqueio facetario). A boa resposta do paciente a esses procedimentos aumenta a chance de sucesso após a radiofrequência.
A Rizotomia é realizada no centro cirúrgico, uma cânula fina parecida com uma agulha é posicionada guiada por fluoroscopia (raio-x) perto do Ramo Medial irritado. O eletrodo da radiofrequência é inserido através dessa cânula e em seguida é feito o aquecimento do eletrodo para cauterizar o nervo e bloqueando o sinal de dor.
Por ser totalmente controlável, o uso da radiofrequência é muito seguro. Além da energia liberada ser totalmente programável conforme se deseje, os geradores de RF permitem a realização de testes para confirmar a posição e funcionamento dos eletrodos antes de aplicar a energia. O procedimento demora 30 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia. A melhora da dor persiste por anos e em muitos casos não retorna.