A fisioterapia motora é uma área da fisioterapia que visa reabilitar e controlar a dor, auxiliando na plena recuperação das condições clínicas do paciente. Todo o tratamento é feito em conjunto com o médico ortopedista ou fisiatra para restabelecer a biodinâmica correta do sistema musculoesquelético. Este método de reabilitação é capaz de resolver cerca de 95% dos problemas de dor na coluna na população geral.
Vale ressaltar que essa especialidade é de extrema importância em todos os ciclos da vida, atuando na prevenção e no tratamento de problemas de saúde. As sessões ocorrem por meio de exercícios terapêuticos e alongamentos, com o intuito de fortalecer a musculatura, ossos, ligamentos, articulações, dentre outros, além de corrigir a postura e favorecer a locomoção. As atividades proporcionam aos pacientes a sensação de bem-estar e melhora na qualidade de vida.
A mobilização e manipulação da coluna, exercícios terapêuticos, reeducação neuromuscular, terapia quente/frio, e estimulação muscular elétrica (ex.: crioterapia, eletroterapia) são modalidades frequentemente utilizadas para acelerar a recuperação. Além disso, a fisioterapia motora também atua no processo de recuperação de pacientes no pós-operatório, que estejam com perda funcional ou com dificuldades de mobilidade, dores nas costas e pescoço, desvios de coluna, lesões por esforço, fraturas, dentre outras condições ortopédicas.